super-circulação - translation to
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:     

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

super-circulação - translation to

Circuito sistémico; Circulação sistémica; Circulação sistêmica; Circulação sistemica
  • Coração e pulmões (''[[Gray's Anatomy]]'', 1918).

circulação         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DE UM PROJETO DA WIKIMEDIA
Circulação sangüínea
оборот, оборачиваемость, обращение
circulação         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DE UM PROJETO DA WIKIMEDIA
Circulação sangüínea
{f}
- циркуляция;
- движение (транспорта, пешеходов);
- (астр.) обращение
circulação         
PÁGINA DE DESAMBIGUAÇÃO DE UM PROJETO DA WIKIMEDIA
Circulação sangüínea
циркуляция, движение (транспорта, пешеходов), астр. обращение

Ορισμός

circulação
sf (lat circulatione)
1 Ação de circular.
2 Movimento ou passagem em uma trajetória curva com retorno a um ponto de partida.
3 Fisiol e Zool Movimento do sangue e da linfa através dos vasos, induzido pela ação de bomba do coração; serve para distribuir nutrientes e oxigênio a todas as partes do corpo e remover delas a matéria inútil. É dupla no homem, nos outros mamíferos e nas aves, fazendo o sangue dois circuitos distintos, sendo o sangue arterial e o venoso completamente separados por entrelaçamentos capilares. Nos anfíbios e répteis os circuitos são imperfeitos e há alguma mistura de sangue no ventrículo singular e nos peixes há apenas um circuito, passando o sangue através das brânquias para os tecidos e de lá de volta ao coração.
4 Zool Movimento análogo de fluido através de canais definidos e espaços do tecido nos corpos de vários invertebrados.
5 Bot Fluxo da seiva em uma planta.
6 Passagem de lugar a lugar, de pessoa a pessoa, de mão em mão: A circulação da moeda.
7 Disseminação, distribuição de exemplares de uma publicação entre leitores: A revista tem grande circulação.
8 Número médio de exemplares de um periódico, vendidos diariamente: Este jornal tem uma circulação de 200.000 exemplares.
9 Movimento em roda.
10 Trânsito nas ruas ou em uma região.
11 Econ Conjunto de estruturas e mecanismos referentes à distribuição de produto gerado socialmente entre os diferentes elementos participantes da criação desse produto. C. colateral, Fisiol: a) circulação de sangue estabelecida pelo alargamento de vasos secundários e por anastomose de vasos com os de partes adjacentes após a interrupção do curso por uma veia ou artéria maior; b) conjunto dos vasos modificados, através dos quais ocorre tal circulação
C. das elites, Sociol: a) movimento ascensional de indivíduos provenientes de camadas sociais inferiores, para um dos grupos que exercem papel dominante em uma dada sociedade; b) movimento ascensional de um grupo que chega a ocupar uma posição dominante dentro da sociedade
C. fetal, Anat: curso do sangue nos vasos do feto que se realiza no homem e nos mamíferos superiores. O sangue impuro penetra na placenta pelas artérias umbilicais e retorna purificado pela veia umbilical C. fiduciária: circulação do papel-moeda
C. geral: circulação do sangue entre o ventrículo esquerdo e a aurícula direita, passando por todas as partes do corpo, para as quais leva elementos nutritivos, delas trazendo os produtos de desassimilação, que serão eliminados pelos diferentes órgãos excretores. É o seguinte o trajeto do sangue nessa circulação: o sangue arterial, que o ventrículo esquerdo recebe da aurícula esquerda, através da válvula mitral, passa para a aorta, através das válvulas sigmóides aórticas, avança pelas artérias condutoras, artérias distribuidoras, arteríolas, capilares, vênulas e veias, e chega, finalmente, à aurícula direita. Também chamada grande circulação
C. monetária:
o mesmo que circulação fiduciária
C. pulmonar: é a em que o sangue vai do ventrículo direito à aurícula esquerda, passando pelos pulmões, onde recebe oxigênio e cede gás carbônico. O trajeto é, resumidamente, o seguinte: o sangue venoso que o ventrículo direito recebe da aurícula direita, através da válvula tricúspide, entra na artéria pulmonar pela abertura das válvulas semilunares e chega aos capilares dos pulmões. Retorna pelas veias pulmonares e desemboca na aurícula esquerda. Também chamada pequena circulação
C. social, Sociol:
movimentos no espaço social, executados por indivíduos ou grupos que sobem ou descem na escala de uma sociedade estratificada em classes
Grande circulação: o mesmo que circulação geral.

Βικιπαίδεια

Grande circulação

Grande circulação, também chamada circulação sistêmica ou circulação geral um dos circuitos da circulação sanguínea dupla, entre o coração e todo o organismo. O sistema circulatório transporta o sangue oxigenado para longe do coração e retorna o sangue desoxigenado para o coração. Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da aorta, e retorna até o átrio direito através das veias cavas. É uma circulação entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.

O sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Ao bombear esse sangue ocorre a abertura de uma válvula presente na aorta que é chamada de válvula aórtica ou semilunar, ao passar todo o volume do sangue que será distribuído nos órgãos e tecidos, ocorre o fechamento dessa válvula produzindo assim a segunda bulha cardíaca.

Da aorta derivam numerosos ramos que levam o sangue à várias regiões do organismo, onde o sangue realiza trocas de substâncias com os tecidos, necessárias para manutenção da homeostasia e também de onde o oxigênio é consumido.

Da croça da aorta (parte recurvada da aorta), partem as artérias subclávias, que vão aos membros superiores, e as artérias carótidas, as quais levam o sangue ao cérebro.

Da aorta torácica partem as artérias bronquiais (que vão aos brônquios e aos pulmões), as artérias do esôfago e as artérias intercostais. O sangue venoso, que nesta etapa da circulação é pobre em oxigênio (ao contrário do que acontece na pequena circulação), retorna ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se no átrio direito. Do átrio direito, o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde está a valva tricúspide.

A aorta, ponto de início da grande circulação, parte do ventrículo esquerdo e forma um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda (croça da aorta), seguindo verticalmente para baixo ao longo da coluna vertebral, atravessando depois o diafragma e penetrando na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores.

Fazem parte da grande circulação:

Artérias

Artéria carótida comum esquerda

Artéria carótida comum direita

Artéria subclávia esquerda

Artéria subclávia direita

Artéria axilar esquerda

Artéria axilar direita

Artéria braquial esquerda

Artéria braquial direita

Artéria carótida interna

Artéria carótida externa

Artéria tireóidea

Artéria lingual

Artéria facial

Artéria maxilar

Artéria occipital

Artéria temporal superficial

Veias

Veia cava superior

Veia cava inferior

Veia braquiocefálica esquerda

Veia braquiocefálica direita

Jugular interna direita

Jugular interna esquerda

Veia subclávia esquerda

Veia subclávia direita

Veia axilar direita

Veia axilar esquerda.